José Octávio Guizzo

Filho de imigrantes italianos, José Octávio Guizzo, Nasceu (1938), estudou e começou a trabalhar, como locutor na PRI-7, em Campo Grande. Aos 15 anos de idade assumiu a função de locutor da PRI-7, Rádio Difusora de Campo Grande. Em  1955, foi para Curitiba, para servir o Exército e ingressar na faculdade de Direito. Músico, ativista cultural, escritor,  radialista e jurista brasileiro.

Em 1967 ganhou o primeiro lugar do Primeiro Festival da Música Popular em Campo Grande com a música “Mané Bento Vaqueiro do Pantanal”, letra de sua autoria, melodia de Paulo Mendonça de Sousa e interpretação de Jorge Antonio Siufi.

Participou do grupo de trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social em 1981, com os professores Paulo Cabral, Thie Higushi Viegas dos Santos e o médico Silvio Torrecilha Sobrinho, responsáveis pela elaboração documento da Política Estadual de Cultura no qual detectaram os traços do homem e da cultura sul-mato-grossense, estabeleceram as metas de uma política adequada a um estado onde se cruzavam as mais diversas tendências e onde tudo estava para ser feito. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura e posteriormente Presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Como presidente iniciou os levantamentos para o tombamento do Casario do Porto de Corumbá (concluídos e mandados para o Ministério da Cultura por Idara Duncan), realizou os primeiros Encontros Estaduais de Cultura e o Primeiro Encontro do Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul com a presença de representantes do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Em 20 de Novembro de 1989, logo após uma palestra aos alunos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sobre a pesquisa que durou 17 anos, referente à biografia da atriz Glauce Rocha. Guizzo faleceu vítima de um infarto fulminante. Seu livro “Glauce Rocha – Atriz, Mulher, Guerreira” foi publicado por sua esposa Marta Guizzo em 1996.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.