Cinema (d)e Horror exibe gratuitamente a animação nacional “O Menino e o Mundo” no Centro Cultural

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, agosto 27, 2015 as 20:51 | Voltar

 

ch

 Campo Grande (MS) - O projeto Cinema (d)e Horror em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul exibe na próxima quarta-feira (02 de setembro) a animação brasileira “O Menino e o Mundo”. A sessão acontece gratuitamente, às 19 horas, na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo.

 O filme “O Menino e o Mundo” (2014/Brasil/Animação/85’/Livre) tem direção de Alê Abreu e conta a história de um menino que sofrendo com a falta do pai, deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas, bichos e seres estranhos. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

Os traços desta animação brasileira sugerem a ingenuidade, a infantilidade. O personagem principal é desenhado com um rabisco simples, em 2D, sobre espaços brancos remetendo a folhas de papel. A evolução do cinema animado tem sido cada vez mais associada ao desenvolvimento tecnológico, de modo que assistir a O Menino e o Mundo provoca uma surpresa. Enquanto as grandes produções buscam os traços realistas (como o cabelo ultra natural do príncipe de Shrek, ou a grande expressividade do robô Wall-E) para compor mundos mágicos, este filme faz o caminho inverso: usa traços que beiram o surreal para falar de um Brasil bastante palpável e contemporâneo.

O mediador dessa sessão será Marcos Roney, acadêmico do curso de Artes Visuais da UFMS. Em seu oitavo ano de atividades, o cineclube Cinema (d)e Horror começou com uma equipe de acadêmicos do Mestrado em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul que estudava a categoria “Horror” no plano da literatura e da cultura contemporânea.

A iniciativa trouxe bons resultados e se expandiu além do espaço universitário. Atualmente os participantes são de organizações e áreas diversas, que promovem diversas atividades voltadas ao cinema e a cultura audiovisual.  Geralmente tem duas exibições mensais e conta com a participação de graduandos e mestrandos da área de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ou convidados especiais e conta também com a participação da sociedade campo-grandense.

 Serviço: Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica localizado na Rua 26 de Agosto, 453, entre as ruas Calógeras e a 14 de Julho.

 

 

Publicado por: jgribeiro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.