Curso gratuito de Fotografia Avançada será oferecido pelo Centro Cultural

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, abril 15, 2016 as 17:27 | Voltar

Campo Grande (MS) - O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio do Programa Educativo está com inscrições abertas para o curso de Fotografia: Avançado – Modos Criativos, ministrado pelo professor e fotógrafo Alexandre Sogabe, direcionado para pessoas a partir de 12 anos e com máquina fotográfica profissional ou semiprofissional, as aulas acontecerão gratuitamente de 26 a 28 de abril, das 18h30 às 21h30.

Nesse bloco será trabalhado os modos criativos que são os modos de configuração que permitem maior liberdade de criação ao fotógrafo. Na atividade serão abordados os modos: Prioridade de abertura, prioridade de exposição e modo manual. O objetivo é desenvolver conteúdos de controle do diafragma, controle do obturador e o controle do fotômetro, através da abertura de diafragma, profundidade de campo e nitidez.  Velocidade de exposição, aplicação do borrão no controle do movimento e o movimento congelado. Modo manual, uso e controle do fotômetro.

O curso de Fotografia foi dividido em 03 blocos (Iniciante – Configurações iniciais; Avançado – Modos Criativos; Edição de Imagem Parte 1 e 2), e foi desenvolvido a partir de experiências de ensino de fotografia dos ministrantes desde 2008, o curso oferecerá 40 horas de atividades ao longo de 04 meses. O objetivo do curso é introduzir o participante nos princípios da arte da fotografia, as etapas são desenvolvidas de maneira independente, sendo que, o participante pode optar por realizar aqueles blocos que têm interesse sem prejuízo de aprendizagem.

Professor: Alexandre Sogabe é Gestor de Artes pela FCMS, possui graduação em Artes Visuais pela UFMS (2006), especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UNB (2010) e Mestrado em Estudos de Linguagens com tema em Fotografia (2014). Desenvolveu os módulos: Fotografia com Câmera Reflex, Edição de Imagem com Software Livre e Iluminação, Linguagem para o Curso de Fotografia do Museu da Imagem e Som de MS e o Curso de Fotografia com Câmera Reflex (2013) e Técnico em Processos Fotográficos (2015) para o Senac e coordenou o 1º, 2º e 3º Concurso de Fotografias Patrimônio Histórico e Cultural de MS – Nossa Identidade (2012,2013 e 2014). Ministrou a disciplina de Fotografia em Publicidade e Propaganda na Anhanguera-Uniderp (2010 e 2015), e cursos menores nas cidades de Bodoquena, Bonito, Corumbá e Dourados, além de 3 edições do Festival de Arte e Tecnologia da UFMS com oficinas de fotografia.

Serviço: O curso terá certificado, as vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas pelo site www.centrocultural.ms.gov.br apenas no dia 20 de abril a partir das 16 horas. Os inscritos deverão trazer máquina fotográfica profissional ou semiprofissional. O Centro Cultural José Octávio Guizzo está localizado na Rua 26 de agosto, 453. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.