Curso gratuito de Fotografia que abordará edição com montagem fotográfica e álbum abre inscrições na terça-feira

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, abril 28, 2017 as 09:47 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio do Programa Educativo abrirá inscrições para o curso de “Fotografia: Edição II – Montagem Fotográfica e Álbum”, direcionado para pessoas a partir de 12 anos que será ministrado pelo professor e fotógrafo Alexandre Sogabe, as aulas acontecerão gratuitamente de nos dias 09, 10 e 11 de maio das 18h30 às 21h30. As inscrições  estão encerradas, os inscritos terão seus nomes divulgados pelo site assim que as vagas forem preenchidas.

Nessa segunda parte de edição de imagem, o curso se dedica a apresentar ferramentas voltadas para a criação e montagem de álbuns fotográficos. Desde o layout do fundo até a finalização das lâminas para a impressão. Para tanto, serão usados softwares de edição de imagem  e criação de imagens em vetores. Trabalhando assim a criação de fundo em software vetorial livre, recorte e montagem  de elementos usados, finalização e prova de impressão.

O curso de Fotografia neste primeiro semestre está dividido nos seguintes temas: Fotografia com Câmera de Celular (fevereiro); Câmera Reflex e Semiprofissional (março); Edição I – Tratamento Básico (abril); Edição II – Montagem Fotográfica e Álbum (maio) e  Linguagem e Iluminação para Estúdio (junho).

O curso foi desenvolvido a partir de experiências de ensino de fotografia dos ministrantes desde 2008 e oferecerá 50 horas de atividades ao longo de 05 meses. O objetivo do curso é introduzir o participante nos princípios da arte da fotografia, as etapas são desenvolvidas de maneira independente, sendo que, o participante pode optar por realizar aqueles blocos que têm interesse sem prejuízo de aprendizagem.

Professor: Alexandre Sogabe é Gestor de Artes pela FCMS, possui graduação em Artes Visuais pela UFMS (2006), especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UNB (2010) e Mestrado em Estudos de Linguagens com tema em Fotografia (2014). Desenvolveu os módulos: Fotografia com Câmera Reflex, Edição de Imagem com Software Livre e Iluminação, Linguagem para o Curso de Fotografia do Museu da Imagem e Som de MS e o Curso de Fotografia com Câmera Reflex (2013) e Técnico em Processos Fotográficos (2015) para o Senac e coordenou o 1º, 2º e 3º Concurso de Fotografias Patrimônio Histórico e Cultural de MS – Nossa Identidade (2012,2013 e 2014). Ministrou a disciplina de Fotografia em Publicidade e Propaganda na Anhanguera-Uniderp (2010 e 2015), e cursos menores nas cidades de Bodoquena, Bonito, Corumbá e Dourados, além de 3 edições do Festival de Arte e Tecnologia da UFMS com oficinas de fotografia.

Serviço: O curso terá certificado, as vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas pelo site www.centrocultural.ms.gov.br no dia 02 de maio a partir das 16h30. Os inscritos deverão trazer notebooks e netebooks. O Centro Cultural José Octávio Guizzo está localizado na Rua 26 de agosto, 453. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.