Exposição “Eu Ouvi, Eu Li, Eu Vi…” inaugura quarta-feira no Centro Cultural abordando o livro Ibirocai

Categoria: Geral | Publicado: sábado, setembro 23, 2017 as 11:17 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), receberá na quarta-feira (27 de setembro), às 19 horas, na sala Ignês Corrêa da Costa a abertura da exposição “Ibirocai  - Eu Ouvi, Eu Li, Eu Vi…" dos artistas visuais Israel Zayed e Leonn Gondin.

O evento será contemplado por contação de histórias, degustação da culinária regional ao som de um bom Chamamé. A exposição propõe um passeio ilustrado através de esculturas exclusivas, fotografias e ilustrações apresentadas no livro Ibirocai – Contos Ilustrados sobre a Cultura Popular de Campo Grande, com enfoque em elementos da cidade morena, com o intuito de ampliar o espaço e fomentar a interação com parte da produção visual encontrada no livro.

Contos, histórias, causos e lendas de Campo Grande serviram como evidência ou alimento para os trabalhos, entrelaçando o passado e presente através de instrumentos que utilizam luz, linhas, cores, materialidade, formas e sentidos - assim como os personagens imaginários - vão compondo obras que buscam demonstrar a cultura híbrida e abrangente da região. Através deste caldo cultural, indígenas, paraguaios, japoneses, árabes, mineiros, portugueses, gaúchos entre tantos outros, fizeram com que os saberes e patrimônios, particulares e coletivos, continuem presenteando Campo Grande com características tão particulares.

Significado - Ibirocai de significação guarani “águas que rolam”; das águas que pela expressão popular “não movem mais moinhos”, mas abrem caminhos para novos tempos; de outrora, hoje e amanhã; da vida que anseia mudança; da herança, cultura e tradição; da modernidade e da evolução; e o florescer da cidade de Campo Grande as margens dos rios Prosa e Segredo.

O grupo de pesquisa idealizador do projeto Ibirocai é formado, em sua maioria, por professores de arte que sonharam um dia, com sua primeira publicação literária. Leonnardo Vieira, de nome artístico Leonn Gondin é o organizador e proponente do projeto financiado pelo FMIC (Fundo Municipal de Investimento Culturais).  Natural de Barra do Garças- MT o professor de Artes Visuais é formado pela  Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e desde cedo mostrou ter  domínio sobre as artes. Desponta como artista regional trazendo consigo uma bagagem de exposições e premiações pela cidade de Campo Grande-MS. Em suas mãos também estiveram as contribuições ilustrativas do livro, junto a outros profissionais.

Serviço - A exposição estará aberta à visitação de terça a sábado até meados do mês de outubro. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho ou pelo telefone 3317-1795.